Os procedimentos utilizados para estudos de solos e águas subterrâneas consistem em encontrar indícios ou comprovações de contaminação. Para a efetuação desta metodologia aplicada é necessário conhecer a RESOLUÇÃO CONAMA 420/2009 que trata sobre essa questão.
As tecnologias utilizadas para remediar a contaminação de solos e água subterrâneas são:
- Air Sparging: Consiste na injeção de ar na zona saturada, ou seja, no aquífero, com o uso de compressor de ar tendo como objetivo promover a passagem do contaminante da fase líquida para a fase gasosa. O tempo da sua implantação é relativamente pequeno e requer pouca manutenção. Pode ser implementado nas proximidades de regiões domiciliares e postos de serviços.
 |
Fotos por Google |
- Extração de Vapor do Solo (EVS): É usado para remover compostos orgânicos voláteis (VOC's) do solo. Tem sido utilizado amplamente como tecnologia para remediar sítios contaminados com resíduos perigosos principalmente com VOC's. O EVS reduz o tempo de descontaminação pela remoção de fontes de contaminação na zona não saturada. O impacto ambiental desta tecnologia é baixo; grandes volumes de solos podem ser tratados; fácil da instalar e utiliza equipamentos disponíveis no mercado.
 |
Foto por Google |
- Air Stripping: tecnologia de aeração que permite a transferência de contaminantes orgânicos da fase líquida para a gasosa. É também uma tecnologia não destrutiva. A corrente de água contaminada é misturada com uma corrente de ar descontaminado, e esse contato faz com que o ar remova as substâncias orgânicas dissolvidas na água. Os diferentes tipos de equipamentos utilizados para conduzir este processo são classificados de torres, tanques e lagoas. É semelhante a uma torre de resfrigeração de água. A água contaminada é introduzida no topo da torre e flui por um sistema interno de chicanas ou de grades, projetadas para espalhar a água em uma superfície grande. Conforme a água percorre a torre, um ventilador circula ar pela torre, e as chicanas ou as grades fazem com que o ar entre em contato com a água. Durante esse contato, o ar remove as substâncias orgânicas dissolvidas na água. A torre de fluxo contracorrente parece ser a configuração de equipamento mais apropriada para tratamento de água contaminada, em virtude das seguintes razões: Ela fornece maior área superficial para elaboração do líquido; Volumes maiores de ar para a água são possíveis, graças à baixa queda de pressão do ar através da torre; a emissão de substâncias orgânicas na atmosfera pode ser inaceitável ambientalmente, entretanto uma torre de fluxo contracorrente é relativamente pequena e pode ser conectada a um equipamento de recuperação a vapor.
 |
Foto por Google |
- Soil FLushing: tecnologia inovadora de remediação que consiste em produzir um fluxo de uma solução de lavagem no subsolo, a qual move os contaminantes para determinada área de onde são removidos. A solução de lavagem é determinada de acordo com as especificações químicas e/ou físicas dos contaminantes. As soluções comumente utilizadas são de dois tipos: (1) água; ou (2) água com aditivos tais como ácidos (baixo pH), bases (elevado pH) ou produtos tenso-ativos (detergentes).
 |
Fotos por SAVE |
- Soil Washing: processo no qual os solos contaminados são escavados, removidos do local original, tratados fisicamente na superfície e misturados com aditivos preparados para remover os contaminantes. O separa partículas finas (silte) da spartículas grosseiras (areias). A separação granulométrica promove a remoção no volume de solo contaminado, também reduz relativamente os custos de separação e minimização de resíduos requeridos por tratamento posterior.
 |
Foto por Google |
- Biorremediação: processo de tratamento com microrganismos que transformam substâncias tóxicas em substâncias menos tóxicas ou não-tóxicas. Poluentes tóxicos podem ser degradados pelos microrganismos e ocorrer redução significativa das concentrações dos contaminantes, no solo e na água, eliminando-se riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Uma vez os contaminantes degradados, a população de microrganismos é reduzida em virtude de menor oferta de alimento disponível no meio.
 |
Foto por Google |
BOM.
ResponderExcluir