segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ONDE NÃO DEPOSITAR O LIXO!

ENCOSTAS

A deposição de lixo em locais muito íngremes tende a provocar desmoronamentos; a vegetação existente, ao ser sufocada pelo lixo, perde sua capacidade de fixar o solo.

VEGETAÇÃO DE PORTE

Consideradas áreas de proteção ambiental, sua degradação é proibida por lei. O contato direto do lixo com o solo pode ocasionar o abafamento da vegetação existente, a poluição do solo e visual. Em relação ao mangue, a situação pode ser mais grave pois, além de sensível e abrigar uma série de espécies da fauna e flora, em muitas cidade ele é meio de sobrevivência para parte da população.


RECURSOS HÍDRICOS

A área a ser escolhida deve estar a uma distância que assegure a preservação de qualquer recurso hídrico, bem natural escasso e essencial à vida. Desta forma, evita-se a contaminação da água.
O cuidado com as áreas próximas a mananciais deve ser redobrado, para que o abastecimento de água do município não seja comprometido com possível veiculação de doenças.

ÁREAS PRODUTIVAS

Implica num maior custo para o município, além de atrapalhar/impedir o desenvolvimento de atividades mais relevantes (agricultura, pecuária, urbanização).

SÍTIOS HISTÓRICOS

Deve-se ter cuidado especial direcionado aos visitantes e turistas, no sentido de não prejudicar a imagem do município, pois o lixo compromete a estética e, consequentemente, a economia local, quando disposto incorretamente.

SISTEMA DE DRENAGEM

Compromete o escoamento da água de forma ordenada e, com o acúmulo de água, o meio torna-se propício à proliferação de doenças transmitidas por ratos e insetos.

NÚCLEOS HABITACIONAIS

A área deve estar afastada de núcleos residenciais, de modo que a população não fique sujeita a uma paisagem afetada, ao mau cheiro e à queda do valor imobiliário. Evitar os locais que tenham probabilidade de serem incorporados à zona urbana.

ESTRADAS E RODOVIAS

A colocação de lixo na beira das estradas provoca uma série de impactos: poluição visual para os usuários das estradas( propaganda negativa para o município); risco de acidente, provocado pela fumaça proveniente da queima do lixo, o que diminui a visibilidade dos motoristas; atrai animais que vão se alimentar do lixo e podem causar acidentes; possível estreitamento da pista, provocado por um deslizamento decorrente do grande volume de lixo, aumentando a possibilidade de colisões entre os veículos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário