sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RIOS?


Fotos por SAVE
Andando pelas ruas todos podem observar que Salvador está precisando de melhorias nos setores Saneamento e Meio Ambiente. O sistema de esgotamento sanitário da cidade se resume a emissão de efluentes nos rios de Salvador. Como assim RIOS? Salvador tem RIO? 
A situação dos rios da nossa cidade estão em estado crítico e não podemos deixar de abordar este assunto. 

Aqui vai  a listagem de alguns rios de Salvador:

1- Rio das Pedras: formado pelo rio Cascão, Saboeiro, Cachoeirinha e pelo rio Pituaçu. Passa pelos bairros: Pernambués, Saboeiro, Avenida Paralela, Imbuí e deságua na Boca do Rio.

2- Rio Lucaia: A nascente localiza-se em uma das encostas da Joana Angélica que vertem para o Dique do Tororó, até ser completamente tapado na avenida Vasco da Gama e deságua no Largo da Mariquita, Rio Vermelho.

3- Rio Camarajipe: Nasce perto do Pirajá, nos bairros Marechal Rondon, Boa Vista, São Caetano, Calabetão e Mata Escura e deságua entre o Jardim dos Namorados e Jardim de Alah.

4 - Rio dos Seixos: Nasce no vale do Canela e na Nossa Senhora da Graça, cortando os bairros do Canela,Barra e Graça. Corre pela av. Centenário (que foi tampado pela Prefeitura em 2008), até desaguar no Morro do Cristo, na Praia do Farol da Barra.

5- Rio Jaguaribe: Nasce nos bairros de Águas Claras, Valéria e Castelo branco percorrendo em uma distância de aproximadamente 15,2 km pelo Jardim Nova Esperança, Cajazeiras VIII, Nova Brasília, Trobogy, Mussurunga e deságua em Piatã, mais precisamento na 3° ponte da Av. Octávio Mangabeira. Possui uma variedade de afluentes em seu percurso como os rios Trobogy, Cambunas, Mocambo, Águas Claras, Cabo Verde, Córrego do Bispo, entre outros.

6- Rio do Cobre - Nasce em Coutos (Lagoa da Paixão), acompanhando a BA-528 (Estrada Paripe/Base Naval), formando a primeira represa em Pirajá e, depois, em Ilha Amarela, já dentro do Parque de São Bartolomeu. Deságua na Enseada do Cabrito, um dos estuários da penísula de Itapagipe, na Cidade Baixa.


O rio das Pedras possui uma nascente preservada em uma das áreas mais importantes de remanescentes de Mata Atlântica de Salvador. São 200 hectares de mata protegida pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército (19 BC), no bairro do Cabula, onde se encontra também a represa do Rio Cascão, construída em 1905 para abastecer a capital baiana.

O grande problema  é que o corpo hídrico vem sofrendo devido aos lançamentos de esgotos domésticos em seu leito, sendo o saneamento adequada uma alternativa para o uso e bem da sociedade. 
É NECESSÁRIO COLOCAR EM PRÁTICA AS CONDICIONANTES ESTABELECIDAS POR LEI.
Foto por SAVE

Foto por SAVE

Foto por SAVE

Foto por SAVE

Então para solucionar o problema o que é feito: O RIO FOI COBERTO E, EM CIMA DELE, CONSTRUÍRAM UMA PRAÇA COM MUITOS BARES E RESTAURANTES.
COLOCAR CONCRETO POR CIMA DO "RIO/ESGOTO" RESOLVE O PROBLEMA?
Foto por SAVE

Foto por SAVE

Foto por SAVE
Foto por SAVE
Visitantes que costumam realizar as suas refeições diárias nos restaurantes, reclamam que em determinados dias é perceptível o odor desagradável que o esgoto emite.

As consequências da cobertura do rio são:
  • Alteração do microclima ambiental da região, já que a água é um regulador térmico. O sol aquecerá o concreto e o calor será refletido e dissipado na mesma hora, aquecendo o ambiente e provocando um desconforto térmico.
  • Proliferação de vetores que podem provocar doenças.
  • A concretagem colocado no leito do rio provoca a sua morte definitiva, já que impedirá a interligação da água subterrânea com a da superfície. 
  • A cobertura de concreto colocado no rio vai impedir a penetração da luz natural, eliminando os elos do ecossistema natural e a liberação de oxigênio. Sem a luminosidade o rio morre, logo, cobrir o rio e concretar o seu leito é enterra-lo de vez.
  • Com a transformação do rio em praça pública ocorre a  perda da finalidade do nosso recurso natural.  É como dizer que uma praça pública é mais importante para a cidade do que um rio.
O rio é um bem de uso comum do povo, para ter água, vida, para ser usado para pesca e banho, e se for para transportar efluentes, que eles sejam tratados antes.

Em alguns lugares já ocorreram este processo de revitalização como: São Paulo, com o Rio Tietê; em Minas Gerais, com o Rio das Velhas; em Londres, com o Rio Tâmisa, que de tão limpo hoje tem até criação de salmão; e em Seul, na Coréia do Sul, com o Rio Cheonggyecheon. 

Foto por SAVE

Um comentário:

  1. Senhoras/es
    Quando e onde será a nova manifestação contra o engessamento do Rio Jaguaribe (que deságua na terceira ponte da orla de Salvador)? Estive acompanhando, por um pouco de tempo, uma outra manifestação. Agora soube que caiu a liminar que impedia a ação governamental. Agradeço se me puderem responder.
    Rosa Helena Blanco Machado

    ResponderExcluir